Mafra é Música

Mafra é Música

Mafra é Música: novo Conservatório de Música de Mafra

A Câmara Municipal de Mafra inaugurou, no dia 22 de Novembro de 2015, um novo espaço de ensino especializado e atribuiu bolsas de estudo, mas também homenageou um dos grandes nomes desta arte no Concelho: o mafrense Francisco Alves Gato. A cerimónia reuniu, em concerto, intérpretes de vários géneros musicais.

Instalado no Complexo Cultural Quinta da Raposa, o Conservatório de Mafra materializa um investimento na música enquanto fator decisivo na formação integral das novas gerações, considerando que esta arte desenvolve a criatividade e o sentido estético, promove o rigor na consciência rítmica e a autodisciplina no treino diário, além do que tem a capacidade única de emocionar.

De modo a criar condições para a igualdade de oportunidades no acesso à aprendizagem, a autarquia procedeu à atribuição de bolsas de estudo a alunos deste Conservatório, que são também elementos das escolas de música integradas no movimento associativo, das bandas filarmónicas e das orquestras com sede no Concelho. Neste ano letivo 2015/2016, são 26 os jovens bolseiros, que foram selecionados na sequência de um processo de candidatura.

Atendendo à histórica ligação entre Mafra e a música, entendeu a Câmara Municipal associar à inauguração do Conservatório um momento de reconhecimento deste legado e, ao mesmo tempo, difundir aos jovens estudantes um exemplo que possa constituir um fator de motivação: o mafrense Francisco Alves Gato.

Esta cerimónia incluiu as atuações de Francisco José Alves Gato (guitarra portuguesa) e Frederico Gato (viola baixo), respetivamente filho e neto do homenageado, acompanhados à viola de fado por José Eduardo Jesus, assim como de alunos e de professores do Conservatório e da banda da Escola de Música Juventude de Mafra, parceira na divulgação do Conservatório junto dos atores locais e na promoção de permutas bilaterais e de bolsas parciais.

mafra-e-musica-novo-conservatorio-de-musica-de-mafra

Sobre o autor

ritafranco subscriber